Mecão Campeão do Nordeste: 26 anos do único título de um time potiguar no torneio
Neste dia 4 de junho, o América celebra o aniversário de 26 anos da conquista inesquecível da Copa do Nordeste. Em 1998, a equipe alcançou um feito memorável ao erguer o troféu da competição regional, enchendo de orgulho seus torcedores e entrando para a história do futebol nordestino.
O Mecão enfrentou adversários de peso, como o Vitória de Petkovic e Fábio Bilica, e superou desafios, culminando no título que ficaria marcado na memória dos apaixonados pelo futebol nordestino.
A conquista da Copa do Nordeste em 1998 continua sendo um marco na trajetória do América, representando a força e a tradição do clube no cenário regional.
Veja como foi a trajetória do América:
Primeira fase
- Náutico 0 x 1 América
- Fluminense-BA 1 x 1 América
- América 3 x 2 Botafogo-PB
- América 0 x 1 Fluminense-BA
- Botafogo-PB 3 x 1 América
- América 5 x 0 Náutico
Segunda fase
- ABC 0 x 4 América
- América 3 x 0 Santa Cruz
- América 2 x 0 Ceará
- Ceará 1 x 2 América
- América 2 x 1 ABC
- Santa Cruz 3 x 1 América
Final
América 3 x 1 Vitória
- Local: Machadão
- Público: 24.431
- Árbitro: Wilson de Souza Mendonça (PE)
- Gols: Biro Biro 1′ e Paulinho Kobayashi 5′ do 1º; Flávio 3′ e Carioca (pênalti) 34′ do 2º.
América: Gabriel, Gilson, Paulo Roberto (André Luiz), Lima e Rogerinho (Bruno Lima); Montanha, Carioca, Moura e Biro Biro; Paulinho Kobayashi e Leonardo (Wanderley). Técnico: Arturzinho.
Vitória: Sérgio, Paulo César (Donizete Amorim), Flávio, Fábio Bilica e Esquerdinha; Donizete Oliveira, Preto, Fernando (Evando) e Kléber (Alex); Agnaldo e Petkovic. Técnico: Hélio dos Anjos.