Próximo Jogo sáb. 27 jul.
x

Com um a menos, América sofre gol no fim, e empata novamente contra o Treze

17/06/2024 08:36
Renan Bragança. Foto: Gabriel Leite/América

Não chegou a ser uma boa partida, mas o América até poderia ter saído com a vitória. Souza ainda desperdiçou um pênalti

O pênalti perdido por Souza no primeiro tempo poderia ter dado uma tranquilidade maior ao América. Wenderson abriu o placar aos 9 minutos do 2° tempo, num golaço de primeira. Mas sua expulsão desestruturou o Mecão. Renan Bragança foi bastante acionado, fez várias defesas difíceis mas não pôde fazer nada quando a bola desviou em Gabriel Davis e entrou, já aos 36 minutos do segundo tempo.

Veja o golaço de Wenderson e a excelente assistência de Souza:

O América levou seu primeiro gol jogando em casa, e também perdeu os 100% de aproveitamento jogando na Arena das Dunas. Com o empate, e os demais resultados da rodada, o América voltou ao G4. Veja a tabela completa.

Novidades na escalação

O América contou com o bom retorno de Gustavo Ramos, que iniciou o jogo como titular. Fez uma boa partida, ainda mais para quem vinha retornando de lesão.

Giovani foi a outra novidade no ataque titular. Este tem conseguido, pelo menos, demonstrar mais vontade e disposição que Gustavo Henrique.

Salazar, que sequer foi relacionado, deu lugar a Hygor Ribeiro. O jovem zagueiro demonstrou bastante insegurança, e por pouco não comprometeu até o empate. Cometeu diversos passes errados, e deixou a zaga aberta várias vezes.

Luidy estreou com a camisa 7 do Mecão. O jogador não teve tantas oportunidades, mas demonstra que pode ser titular.

Arbitragem bastante questionada

O árbitro Lucas Casagrande (PR), que acabou de completar 24 anos, foi bastante questionado na partida. Os critérios para faltas e cartões não foram os mesmos durante toda a partida. Lucas distribuiu ao todo 14 cartões amarelos e 2 vermelhos, incluindo membros da comissão técnica.

Além dele, o auxiliar, na cobrança do pênalti, “não viu” o goleiro do Treze avançar bastante antes de Souza bater na bola. Deveria ter repetido a cobrança. Veja o lance abaixo:

Na falta que culminou com o segundo amarelo e a expulsão de Wenderson, dá pra ver que Wenderson toca claramente na bola primeiro, e além disso, recolhe o pé para evitar o contato, mas Wallace força o contato. O árbitro pouco experiente, e mal posicionado no lance, cai na malandragem e expulsa o jogador do Mecão. Veja o lance abaixo:

Novos desfalques

Gustavo Henrique e Marcos Ytalo levaram o 3º cartão amarelo e estarão suspensos para o próximo jogo, diante do Sousa, também na Arena das Dunas.

Já Wenderson também havia levado o 3º cartão amarelo, mas terminou levando um segundo amarelo no jogo e foi expulso. De toda forma, também estará suspenso.

O primeiro cartão amarelo de Wenderson, conforme consta na súmula da partida, foi:

Por comemorar seu gol, cobrindo o rosto com a máscara do mascote de sua equipe.

Nas imagens abaixo, é possível ver que Gustavo Ramos retira a cabeça do mascote e, ao que tudo indica, põe em Wenderson (a transmissão não deixa claro, pois a imagem muda de câmera neste momento).

O auxiliar técnico Daniel Azambuja foi novamente expulso por reclamação. Ele e o técnico Marquinhos Santos já haviam sido expulsos na partida contra o Santa Cruz, e seriam julgados na última quinta-feira, mas o processo foi retirado de pauta da sessão do STJD. Uma nova data para o julgamento ainda será marcada.

Próximo Jogo

O América volta a jogar daqui a 11 dias, contra o Sousa, também em casa, na Arena das Dunas. O jogo está marcado para quinta-feira da próxima semana, dia 27/06 as 20 horas.

O Sousa é o atual 6º colocado, e vem de derrota para o Atlético-CE por 2 a 0.

Dados da partida

Escalações

América: Renan Bragança, Marcos Ytalo, Hygor Ribeiro, Alan, Marquinhos Pedroso (Gilvan), Henrique (Luidy), Wenderson, Ferreira (Gabriel Davis), Souza, Giovani (Gustavo Henrique), Gustavo Ramos (Guilherme Guedes). Téc.: Marquinhos Santos

Treze: Rayan, Van, Milani, Leonan, Airton, Coppetti, Marquinhos (Juninho), Jefinho (Yamada), Thiago Alagoano (Wanderson), Thiaguinho, Wallace Pe. Téc.: Waguinho Dias

Gols

América – Wenderson 09’/2T

Treze – Wanderson 36’/2T

Cartões Amarelos

América – Marcos Ytalo 23’/1T, Jonas Oliveira (PF) 33’/1T, Wenderson 09’/2T, M. Pedroso 13’/2T, Gustavo Henrique 36’/2T, Guilherme Guedes 47’/2T, Luidy, 49’/2T, Souza 49’/2T

PF = preparador físico.

Treze – Airton 28’/1T, Rafael Sidronio (MG) 33’/1T, Milani 03’/2T, Thiaguinho 35’/2T, Wallace Pe 36’/2T

MG = massagista

Cartões Vermelhos

América – Wenderson 37’/2T (segundo amarelo), Daniel Azambuja (AT) 38’/2T

AT = auxiliar técnico

Arbitragem

FunçãoNomeFederação
ÁrbitroLucas CasagrandePR
Árbitro Assistente 1Jean Marcio dos SantosRN
Árbitro Assistente 2Lorival Candido das FloresRN
Quarto ÁrbitroTarcisio Flores da SilvaRN

Público e Renda

  • Público presente: 4.057
  • Renda: R$ 135.666,00
# Equipe J GP P
1 Treze 14 28 31
2 Iguatu 14 14 27
3 América 14 18 26
4 Atlético-CE 14 14 18
5 Sousa 14 12 18
6 Santa Cruz 14 17 16
7 Maracanã-CE 14 13 12
8 Potiguar 14 7 7