“Fizemos o que precisávamos”, disse Marquinhos Santos em entrevista coletiva após o jogo contra o Sousa
O treinador ressaltou o retorno de jogadores experientes, que trouxeram equilíbrio e aumentaram as opções táticas da equipe.
Em coletiva realizada após a vitória do América diante do Sousa (PB), o técnico Marquinhos Santos comentou sobre as dificuldades enfrentadas durante a partida. Santos destacou a força do grupo e a importância do apoio e da paciência da torcida, que tem sido fundamental para o time.
Apesar de não ter feito nossa melhor apresentação, nosso melhor jogo, fizemos o que precisávamos.
Marquinhos Santos
O treinador ressaltou o retorno de jogadores experientes, que trouxeram equilíbrio e aumentaram as opções táticas da equipe. Marquinhos destacou que dos 36 jogos que o América já fez em 2024, essa foi a primeira vez que pôde contar com dois extremos (Luidy e Gustavo Ramos) com características de velocidade e drible.
“Nós tivemos um equilíbrio defensivo, coisa que perdemos ao longo do processo, e que estamos retomando para essa reta final de Série D, para buscar e crescer nesse momento importante da competição”, em referência ao retorno de Rafael Jansen.
Falta de assertividade ofensiva
O América dominou o Sousa, principalmente no primeiro tempo. Apesar disso, o placar só saiu do zero na bola parada, em uma belíssima cobrança de falta de Souza.
Outras oportunidades foram criadas, se não definidas, mas criadas.
Marquinhos, porém, concordou com a baixa produtividade na finalização das jogadas.
– Temos sim que melhorar essa finalização, essa última bola. Nós levamos a construção até o último terço, mas a bola da finalização tem que ser melhor definida – enfatizou o técnico, sem deixar de mencionar novamente a quantidade de escalações diferentes que foi obrigado a fazer durante o ano, o que prejudica o entrosamento.
Estreia de Ricardo Bueno
A ausência de Ricardo Bueno também foi explicada por Marquinhos, já que existia novamente a expectativa de sua estreia. O jogador, porém, sequer foi relacionado para o banco de reservas.
O técnico foi questionado se Ricardo voltou a sentir a panturrilha e se vai demorar mais para ele estrear. Marquinhos esclareceu que o jogador está em um processo de readaptação física e que até poderia ter levado para o jogo, mas estaria correndo um “risco imenso”.
Na verdade, não é uma contusão. Não houve contusão. É um processo natural não só do organismo, não só da condição clínica, mas numa readaptação corporal.
Marquinhos Santos sobre uma possível nova lesão de Ricardo Bueno
Henrique no ataque
O treinador foi questionado se Henrique, ao entrar no segundo tempo no lugar de Giovani, atuou como centroavante. Marquinhos explicou que ele não atuou como centroavante, mas sim como meio campo formando o losango do 4-4-2 com Norberto, Ferreira e Ferrugem.
– Por ser um jogador leve, ele acabou atacando os espaços algumas vezes, pela falta de experiência ainda de conhecimento tático, que é natural – explicou o técnico.
Retorno de Rafael Jansen
O Mecão contou com o retorno do zagueiro Rafael Jansen, depois de mais de um mês fora por lesão. Seu último jogo havia sido contra o Atlético-CE, no dia 05 de maio.
O Jansen é um atleta que traz experiência, traz maturidade e traz equilíbrio. A gente vê uma postura diferente até do próprio Alan, do Ferreira à frente da zaga.
Saída de Marcelo Sant’ana
O América confirmou a saída do Diretor Executivo de Futebol, Marcelo Sant’ana. Ele deve assumir o Departamento de Futebol do Vasco.
O técnico Marquinhos Santos fez questão de comentar a saída de Marcelo e seu legado. Santos falou que a qualidade dos profissionais foi o que o motivou a permanecer no América e dar continuidade no trabalho.
Ele realmente cravou e concretizou a questão da qualidade dos profissionais, e isso foi que me motivou também a permanecer a dar uma continuidade de trabalho porque eu sei dos profissionais que aqui tem e do quanto nós estamos entregando para oferecer ao torcedor e ao América esse acesso.
Marquinhos Santos sobre a contribuição do trabalho de Marcelo Sant’ana
E finalizou a entrevista agradecendo ao Marcelo:
– Agradecer ao Marcelo Sant’ana e agradecer pelo tempo que passou aqui. Acho que foi muito gratificante. Nós aprendemos com ele, o quanto nós crescemos juntos.