Marquinhos Santos chama a torcida para criar atmosfera de decisão: “Colocar 15 a 20 mil pra lotar”
O técnico destacou a importância da vitória fora de casa, que garantiu a classificação antecipada do América para a segunda fase da Série D.
Após a vitória por 2 a 1 diante do Atlético-CE no Estádio Domingão, no último sábado (13), o técnico do América concedeu entrevista coletiva e enfatizou a preparação e o esforço dos jogadores para a partida decisiva.
Com a vitória, o América garantiu a classificação para a segunda fase e, devido aos outros resultados, garantiu também pelo menos o 3° lugar do grupo. Para a última rodada, o América pode ainda atingir o 2° lugar, caso vença o Maracanã em casa, e o Iguatu empate ou perca para o Sousa.
Vitória importante. Nós tinhamos isso durante a competição de não ter vencido fora de casa, até então. Era um jogo de decisão, sabíamos da dificuldade que teríamos.
Marquinhos Santos
No jogo de ida, o América fez o seu melhor placar na competição até agora, quando venceu por 3 a 0. De lá pra cá, o Atlético fez uma boa sequência de resultados, que o colocou na briga, como destacou o treinador:
– O Atlético cresceu durante o campeonato, brigava para nos ultrapassar na tabela. A vitória do Atlético nos colocaria numa condição que poderia levar para a última rodada estando fora do G4, mas nós tinhamos a consciência de que a vitória nos colocaria definitivamente dentre os quatro, classificados, e com a possibilidade de buscar ainda uma segunda colocação – disse Marquinhos.
Substituições durante a partida
O técnico comentou sobre as mudanças feitas na escalação e durante a partida. Depois de jogar várias vezes no sistema 4-3-3, o técnico voltou a montar a equipe no 4-4-2 que deu bastante resultado no início da temporada.
O América vencia por 2 a 0, quando o técnico resolveu colocar mais ofensividade no time:
– Sabíamos que o time do Atlético iria nos colocar numa situação, ainda mais tentando buscar um gol que faria com que eles se lançassem à frente, aí a hora que eu coloco o Gustavo e o Thiaguinho, era para que tivéssemos a transição.
Com as mudanças, o time teve algumas saídas que poderiam ter definido o jogo com um possível terceiro gol. O Atlético, porém, diminuiu o placar ficando em um 2 a 1, resultado perigoso.
– E aí tu tem que optar em marcar ou continuar atacando. São decisões valendo vaga, faltava ali três ou quatro minutos – e completou em seguida:
Foi a decisão colocar o Gilvan, que sustentou a linha de cinco, um jogador experiente, para que pudéssemos ter ali um controle maior defensivamente, e saber sofrer nesse final de jogo classificatório.
Agradecimento a torcida
O técnico novamente agradeceu a torcida que viajou e compareceu no Estádio Domingão em Horizonte/CE, para apoiar o Mecão. E aproveitou para chamar a torcida agora para comparecer ainda mais nas fases decisivas da competição:
Agora é lotar, a partir do último jogo frente ao Maracanã, buscar colocar 15 a 20 mil pessoas para que a gente já possa se adaptar e colocar os atletas nesse clima de decisão.
Marquinhos Santos convocando a torcida
Composição do elenco
Marquinhos comentou sobre as recentes contratações e a disposição de mais opções nessa reta final do campeonato. O atacante Thiaguinho foi mais um a estrear nesta Série D. O jogador, no entanto, foi substituído nos minutos finais e gerou dúvida da torcida. Já o atacante Rafinha voltou a ser relacionado depois de um tempo no Departamento Médico. O técnico comentou os motivos:
– Na verdade, ele levou uma chegada lá do lado direito, houve um risco de contusão. Até por conta disso, para não perder atletas, eu optei em tirá-lo, porque chegou agora, então eu fiquei com receio de perder essa opção – e completou sobre Rafinha:
O Rafinha, por mais que o trouxemos, mas ainda não tava 100%, então ele ganha uma semana a mais.
Sequência de resultados
Desde a semifinal e final do Campeonato Potiguar, em abril, o América não conseguia duas vitórias seguidas na temporada. O treinador destacou a sequência de duas vitórias, bem como a sequência de cinco jogos sem perder, e o tabu de não ter vencido fora de casa nesta Série D até então:
Lembro daquela sequência que tivemos. Então já estão buscando um equilíbrio maior, crescendo na hora certa da competição, para buscar o que é merecedor para o torcedor do América, aquilo que tem sido o trabalho na temporada.